Técnicas de Levantamento de Requisitos

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O levantamento de dados e fatos

Introdução
Durante as fases de estudo da viabilidade e análise do sistema existente, o analista precisa de dados, informações e fatos que irão ajuda-lo no projeto do novo sistema em estudo.  Na maioria das vezes, os elementos de que o analista de sistemas necessita não estão à sua disposição de forma clara e objetiva.  Portanto, é indispensável procurar esses elementos seguindo uma metodologia de coleta de informações basicamente padronizada para situações dessa natureza, permitindo assim um trabalho ordenado e bem planejado.  Considerando que se trata de uma etapa investigativa, os métodos mais importantes para a coleta de informações sobre o sistema atual são:

  • Entrevistas; 
  • Pesquisa a arquivos, manuais de procedimentos operacionais, administrativos e outros, bem como, a verificação de todos os tipos de registros de informações existentes; 
  • Questionários;
  • Observação pessoal; 
  • Seminários. 
I. Entrevistas  
Sem dúvida, uma das formas mais valiosas para a obtenção das informações de que o analista precisa é a entrevista.  No entanto, essa metodologia exige uma série de cuidados que serão vistos mais adiante e que não devem ser negligenciados nem mesmo pelos profissionais mais experientes.  Na verdade, as informações necessárias só serão obtidas, se o analista possuir “um verdadeiro jogo de cintura” para conseguir conviver com idéias muitas vezes divergentes, sem conseguir conviver com idéias muitas vezes divergentes, sem entrar em confronto com usuários, sejam eles de quaisquer níveis na empresa, caso contrário o seu trabalho nessa fase poderá ser inútil.   Logo no decorrer das primeiras entrevistas, o analista coletará uma grande quantidade de informações, todavia de forma não muito clara e por isso deverão ser analisadas para se ter uma visão geral do sistema em operação. 

Planejamento de uma entrevista
Para o analista de sistemas ter êxito em suas entrevistas, ele deverá: 
1. Marcar data e horário para a entrevista 
Considerando os compromissos dos usuários, a entrevista deve ser agendada com o entrevistador com vários dias de antecedência e visando favorece-lo em tudo o que for possível. 
É importante que o entrevistador seja pontual, pois qualquer atraso de sua parte reflete desinteresse pelo assunto em pauta e isto pode prejudicar o seu relacionamento com o entrevistado. 
2. A preparação do entrevistador 
O analista de sistemas deve estar bem preparado para realizar a entrevista sob diversos aspectos que veremos neste item. A preparação da entrevista começa em casa com a esquematização do trabalho a ser realizado. Para evitar a omissão de informações ou o retorno do entrevistador ao entrevistado sem necessidade, devem ser relacionados cuidadosamente os itens que precisam ser investigados e seguidos sequencialmente  pois nessa etapa, o analista já terá dados suficientes para saber o que realmente quer.
É bom também o analista se lembrar de que a documentação da entrevista é fundamental, todavia não se deve anotar palavra por palavra que o entrevistado fala, constrangendo com isso o próprio usuário. A memorização das idéias e os pontos-chaves de informações ajudam bastante na realização da entrevista. 
3. O comportamento do entrevistador 
O analista de sistemas possui normalmente um bom preparo acadêmico e profissional, além de uma certa vivência no trato com pessoas de diversos escalões da empresa e com isso está apto a executar a tarefa de entrevistas. 
Principalmente nessa etapa, o seu comportamento deve ser bastante profissional e marcado por boas maneiras no relacionamento com todos os funcionários que lhe contatar, mesmo que não estejam no sistema em estudo. 
É bom não se esquecer de alguns itens que devem ser observados por ocasião das entrevistas, a saber: 
  • Não fumar durante a entrevista; 
  • Apresentar-se descentemente trajada e de acordo com a cultura da empresa;
  • Ficar atento às perguntas e respostas do entrevistado;
  • Mostrar interesse em ajudar o usuário a resolver os problemas que o atingem e;
  • Não desviar a atenção para assuntos que não lhe dizem respeito. 
4. A linguagem do entrevistador 
A entrevista nada mais é do que a comunicação de idéias e obviamente só pode ser realizada se os interlocutores falarem a mesma língua. 
Um detalhe bastante importante na entrevista é evitar o uso de termos técnicos, principalmente quando o usuário não os conhece, pois isso confunde o entrevistado e pode dar a impressão de que o analista não está entendendo os problemas mostrados, e passou a utilizar termos como subterfúgio. 

5. Fatos e opiniões 
Durante uma entrevista é muito importante que o analista consiga distinguir um fato de uma opinião. 
Obviamente, fatos são elementos importantíssimos na análise do sistema existente, pois mostram o que realmente acontece no dia-a-dia da empresa e principalmente dos setores envolvidos no projeto do novo sistema. 
Por outro lado, opiniões dos usuários também merecem uma grande consideração do analista, mas como tais, devem ser estudadas e avaliadas para saber até que ponto são válidas. 
É importante frisar que nessa etapa, o analista não deve exprimir a sua opinião sobre determinado assunto relacionado com o sistema em estudo, exceto em casos excepcionais que não atingem em nada o seu projeto. 
6. Necessidades do usuário 
Durante a fase de entrevistas, acontece do usuário ficar, muito entusiasmado com as facilidades que o novo sistema possa lhe trazer, e acaba desviando a sua atenção das reais necessidades da empresa, passando a raciocinar em termos de desejos pessoais. 
Muitas vezes ocorre de se pedir relatórios ou inclusões de recursos que jamais terão qualquer utilidade tanto no presente como no futuro. 
Aí entra a habilidade do profissional do analista, em conseguir mostrar que o sistema deve ser elaborado para atender as reais necessidades da empresa, e não para satisfazer apenas os desejos dos usuários. 
7. Considerações gerais sobre a Entrevista 
Uma boa entrevista deve ser dividida em três partes basicamente distintas: introdução, entrevista propriamente dita e o encerramento. 
A introdução consiste na identificação do analista e explanações sobre os principais objetivos da entrevista. Além disso, o analista deve informar ao entrevistado quais as razões que o levaram a ser a pessoa escolhida para entrevista. Deve ser criado um clima descontraído e de confiança do entrevistado no entrevistador. 
A partir daí, começa-se a entrevista propriamente dita que deve ser conduzida com muito profissionalismo pelo analista. 
Durante a entrevista, o analista deve ter como princípio, não criticar a empresa, o trabalho do entrevistado, o sistema existente ou qualquer funcionário da organização. 
O analista deve tomar cuidado também para não tornar a entrevista num interrogatório; perguntas aparentemente sem importância devem ser evitadas. 
Para encerrar a entrevista, o analista deve manter o mesmo clima de descontração inicial, agradecendo a atenção do entrevistado e informando-lhe caso seja necessário um novo encontro. 
Após a conclusão da entrevista, o analista deverá fazer um relatório das informações obtidas, de preferência com a máxima urgência para não perder detalhes ou informações relevantes porventura não anotadas. 

Autor: Profa. Rosana Cristina Colombo

Não lembro onde conseguir esse conteúdo, mais achei muito interessante e resolvi postar ;)

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