Anotações sobre plataforma .NET - parte 1

by - 16:01


Programação orienta a objetos. A programação orienta a objetos é a técnica mais amplamente empregada para desenvolver software robusto e reutilizável, e o C# oferece os recursos aprimorados de programação orientada a objetos.

XML. O uso de Extensible Markup Language (XML) está explodindo no setor de desenvolvimento de software nas comunidades de e-business e e-commerce e penetra em toda plataforma .NET. Como a XML é uma tecnologia independente de plataforma para descrever dados e para criar linguagem de marcação, a portabilidade dos dados da XML se integra bem com os aplicativos e serviços portáveis do C#.

ADO.NET. os bancos de dados armazenam amplos volumes de informação que as pessoas e empresas devem acessar para fazer negócios. Como uma evolução do Active X Data Objects (ADO) da Microsoft, o ADO.NET usa o XML e um modelo de objeto melhorado para fornecer aos desenvolvedores as ferramentas que precisam para acessar e manipular bancos de dados, para aplicativos de grande escala, extensíveis, da missão critica e múltiplas camadas.

VISUAL STUDIO.NET DEBUGGER. Depuradores são programas que ajudam os programadores a encontrar e corrigir erros lógicos no código do programa. O visual Studio .net contem uma poderosa ferramenta de depuração que permite que os programadores analisem seus programas linha a linha enquanto eles executam.

INTEGRACAO COM (COMPONENT OBJECT MODEL). Antes da introdução do .NET, muitas empresas gastavam tempo e dinheiro criando componentes de software reutilizáveis, chamados componentes COM, que incluíam controles ActiveX e DLLs (Dynamic Link Libraries – bibliotecas de vinculação dinâmicas) ActiveX para aplicativos Windows.

Documentação em XML. Documentar o código do programa é fundamental para desenvolvimento de software, pois diferentes programadores freqüentemente trabalham em um aplicativo durante o ciclo de vida do software, que em geral inclui várias versões e pode abranger muitos anos. Se os programadores documentarem o código e is métodos do software, outros programadores que trabalhem no aplicativo poderão aprender e entender a lógica subjacente do código, economizando tempo e evitando desentendimentos. Para automatizar a documentação de programas, o visual Studio. NET fornece uma ferramenta XML, para programadores, do c#.

XHTML. O HTML que está sendo substituído pelo Extensible Hypertext Markup Lannguage (XHTML) – uma tecnologia baseada no XML que está se tornando rapidamente o padrão para descrever conteúdo da web.

Um mundo da orientação a objeto
No final dos anos 90, as universidades ainda enfatizavam a programação procedimental. Os cursos de ponta estavam usando C++ orientado a objetos, mas esses cursos geralmente misturavam uma grande quantidade de programação procedimental com programação orientada a objetos – algo que o C++ permite que os programadores façam. Muitos instrutores estão agora enfatizando uma estratégia de programação orientada a objetos pura.
Fonte: Livro C# como programar, autor: Deitel
Apostila da Faculdade Prof.Marcos Antônio Moreira

You May Also Like

0 comentários